
Uma construção medieval chama atenção de quem passa pelo KM 69 da BR 116 em direção a São Paulo. Em um espaço de 1600 metros quadrados feito com pedra basalto está instalada a Vinícola Fardo e fomos lá conhecer um pouco mais sobre a história do lugar.

Fomos recebidos pelo Sr.Ambrósio, proprietário da vinícola que nos levou para conhecer as instalações, explicou sobre a elaboração dos vinhos e engarrafamento e depois degustamos alguns produtos. Atualmente a Fardo elabora 24 mil litros de vinho ao ano, as uvas são trazidas de diversos lugares e são fermentadas nos tanques de inox e após este processo descansam nas pipas de madeira que são heranças de família.

Na ocasião provamos um vinho branco feito com a uva Malvasia, bem leve e aromático. Um Malbec não tão encorpado quantos os argentinos, o vinho Encontro que é um assemblage de Tannat, Merlot e Cabernet Sauvignon e também conhecemos o espumante Alegria Moscatel. Por ter um processo um pouco mais complexo, os espumantes são feitos no Rio Grande do Sul por uma vinícola parceira.

A vinícola possui três roteiros de degustação. Fizemos o simples que é gratuito e contempla os vinhos que estão disponíveis no momento, mas há opções mais duas opções pagas que devem ser agendadas.
