Canal do Panamá

DSC06658

A cidade do Panamá geralmente entra no roteiro de viagem juntamente com algum destino do Caribe. E uma vez na cidade não dá para não visitar o famoso Canal do Panamá, que fica 25 km do centro da cidade. O canal liga o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico e foi criado para facilitar o comércio internacional, mas demorou anos para ser construído e foi inaugurado em 1914.

DSC06644

Ele possui três eclusas de visitação, mas a mais próxima da cidade é a de Miraflores. A entrada que dá direito a observar os navios custou na época U$5, mas há outras opções com vídeos em inglês ou espanhol. Este passeio entrou para nossa lista de coisas que não vimos. Ficamos umas duas horas e por azar não vimos nenhum navio passar pelas eclusas, uma pena. Apenas um navio de bandeira europeia estava terminando sua passagem quando chegamos.

 

DSC06639

Depois disso resolvemos pegar um táxi que nos levou até a parte turística, na boca do canal, já foi o local de uma base americana de controle e moradia dos militares e trabalhadores estadunidenses que dominaram a região.

DSC06665

Hoje, no local, pouco se vê sobre essa invasão, as construções, igrejas, templos e bases militares foram adaptadas para edificações do serviço público ou hotéis. Essa parte nova é formada pelas ilhas Isla Naos, Isla Perico e Isla Flamenco, elas estão ligadas por um istmo artificial.

DSC06661

Diversos hotéis e alguns restaurantes, pista de ciclovia e diversos iates nos cais completam a bela imagem.  As praias não são próprias para banho, basicamente por três fatores: esgoto lançado in natura, água de lastro e pela abertura da eclusa do Canal que altera a maré.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s