A cidade de Fraiburgo está localizada a 300 km de distância de Curitiba. Nós passamos por lá quando voltamos de Piratuba. A região sofreu intensa extração de madeira ao ponto de chegar a escassez e praticamente acabar com a cobertura vegetal natural primária. Como alternativa econômica deu-se início a produção frutífera, que hoje é a marca da cidade. Ela é conhecida como terra da maçã e na estrada é possível ver vários pomares, pena que não era época de colheita, pois deve ser super bonito.

A cidade tem como símbolo a bandeira do Contestado, com o significado de “colheita, paz e riqueza” e deu certo, o município é tido como maior produtor de maçã do Brasil. Na entrada da cidade tem um portal (que também é passarela de travessia da rodovia, uma ideia que poderia ser adotada em todas as passarelas, fica bem bonito) onde é possível comprar produtos feitos com maçã como geleias, sucos, frutas desidratas e pacotes de maçã.

Como praticamente todo povoado da região, tem suas raízes nas famílias dos desbravadores, neste caso a família Frey se destacou, tanto que o nome Fraiburgo é em homenagem a eles. Um dos hotéis mais famosos da região é o Renar (inaugurado pela família Frey), no topo de um morro, praticamente no centro da cidade.

Lá é possível ver a cidade e caminhar pelas dependências do hotel, pelas encostas do morro, possui um belo bosque e algumas curiosidades da história da colonização espalhadas pela propriedade. Com boa estrutura é praticamente um resort de campo, quase todo em madeira (ligado as origens da família que era madeireira). O restaurante atende público-externo com serviço a la carte, bem decorado e sofisticado.

Outro lugar que também indicado é o Aromas Restaurante, é bem simples e convencional, porém o atendimento é muito bom e a sua torta de maçã é muito premiada e conhecida nacionalmente, foi lá que almoçamos. Outra sugestão para quem está em Fraiburgo é o passeio de Kaigang, um veículo 4×4 que passa por trilhas de matas nativas. Ele é feito o ano todo, mas de fevereiro a abril é mais concorrido por causa da colheita. Ele pode ser agendado na Casa do Turista.

Para quem for estender a viagem por mais de um dia, o município ainda tem algumas opções de caminhada, parque aquático, pescarias (Steiner Park e Kinder Platz). Para quem gosta de história, como disse, a região é um dos berços da Guerra do Contestado, tendo inclusive uma gruta de Monge João Maria, um dos líderes da Guerra (na verdade são três monges distintos praticamente com mesmo nome).
