Estádio Mineirão

Para quem é apaixonado por futebol o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Minas Arena é um templo do futebol mundial e merece ser visitado. O estádio é impressionante, não só pelo tamanho e capacidade, que atualmente gira em torno de 65 mil pessoas sentadas confortavelmente nas cadeiras, mas por toda história que carrega junto e a emoção que é possível sentir logo na entrada da visitação, abaixo das arquibancadas.

Se você só conhece o estádio por Mineirão como a casa de Cruzeiro e Atlético não tem problema, também irá se emocionar ao lembrar das duas principais torcidas de minas vibrando e torcendo dentro do gigante estádio. Agora se você conhece o estádio por Mineiraço, também irá se emocionar ao avistar um cantinho na saída dos vestiários, uma homenagem da Alemanha para o Brasil. Um painel ao fundo mostra os jogos da Copa do Mundo que aconteceram lá, inclusive aquele que todo mundo lembra! Logo a frente uma camisa da seleção alemã autografada por diversos jogadores e ao lado, meio tímida, um camiseta da seleção do Brasil, sem autógrafo algum.

Para chegar ao estádio, é bem fácil desde que você esteja de carro com GPS ou vá de táxi. Fica cerca de 15 km do bairro Savassi e ao lado da Lagoa da Pampulha. Chegando de carro estacione próximo a entrada de visitação, que fica na Av. Coronel Oscar Paschoal. Na frente da entrada os guardadores de carro, flanelinhas ou usurpadores cobram R$ 10,00 dos turistas, o estacionamento oficial dentro da Arena é R$ 20,00, ou pode deixar nas ruas em volta e não pagar. Verifique somente os horários de visitação e se não tem jogos, pois nestes dias pode não haver visitas.

São dois tipos de ingresso, um que faz somente o Museu do Futebol e outro com visita guiada  + Museu do Futebol Brasileiro.  Optamos pela segunda opção. A visita guiada é de hora cheia (10:00 -11:00, 12:00 e assim em diante) dura cerca de 30 minutos. Antes de começar conhecemos uma salinha em homenagem a Copa Libertadores da América com diversas fotos de jogos, estádios, jogadores, informações e fatos históricos e ainda uma réplica da Taça.

A visita mesmo começa em um corredor com grama sintética onde você já começa a entrar no clima de decisão, a guia passa as primeiras informações e regras da visita. Os guias são jovens e adolescentes, as duas que nos atenderam eram bem novas, falavam baixo um texto decorado, sendo que uma delas ficou o tempo todo no celular e não era receptiva ao tirar fotos de quem pedia. Mas ok, normalmente os guias mal treinados são assim mesmo. Para não entregarmos tudo sobre a visita, destacamos apenas os locais que passamos, e não o todo. Seguimos pelas dependências, estacionamento, entrada e saída dos jogadores do estádio.

Entramos pela área vip, lá tem uma Brazuca tamanho gigante que foi um presente da Fifa para cada estádio sede da Copa do Mundo. Chegamos na entrada das arquibancadas, toda bonitinha com cadeiras novas e confortáveis. Nesse momento, mesmo conhecendo alguns estádios, é sempre emocionante vislumbrar a vista, o gigantismo da arquibancada coberta, os telões enormes, o gramado histórico, os bancos de reservas e imaginar tudo aquilo cheio de apaixonados por seus times e pelo futebol.

Descemos as escadarias até um saguão no  meio do estádio (dividido entre Norte e Sul), onde fica o corredor de entrada dos jogadores, união entre os dois vestiários. O saguão é composto por algumas mesas onde os jornalistas trabalham durante os jogos, as paredes são decoradas por frases de locutores famosos.

A visita passa ainda pelos vestiários, banheiras, salas de aquecimento e então retorna até o início.   O outro grupo fez o inverso, primeiro vestiários, corredores, e ai então subir a escadaria para o gramado, deve ser mais legal a emoção deve ser mais forte. Mas mesmo assim vale a pena.

Como somos todos turistas, queremos posar e tirar fotos de tudo, mas seja rápido, caso contrário irá levar bronca das guias que nos apressam a todo instante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s