Feira de Artesanato de Belo Horizonte

Deixamos o domingo pela manhã em nossa viagem a Belo Horizonte reservados para ir a Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena, feirinha ou Feira Hippie. Acontece na rua Afonso Pena e concentra muitas, muitas barraquinhas mesmo e junto com elas pessoas, coisas, ambulantes, guardadores de carro, ripongas, artistas, turistas, todo mundo gritando e moradores de rua pirando, como quase toda feirinha em centros de cidade.  São mais de 2400 barraquinhas, muita biju, vestuário e couro. A feira é praticamente dividida ao meio (a entrada do Parque Municipal é o ponto divisor), existe ainda a divisão por tipologia de produtos, mas na prática é meio misturado.

O horário ideal é antes do café de seu hotel, isso mesmo, quanto mais cedo, menos pessoas, menor o calor e maior a oferta. A experiência também é parecida com outras feiras que conhecemos, muita gente, calor, ambiente sujo e abafado, vielas estreitas entre as barracas e medo de furto. E o que faz dessa feira diferente e atrativa? É como se você se transportasse para um mundo de rendas, estampas, cores, aromas e cheiros diferentes. Uma pluralidade de artefatos, objetos e pessoas. De uma forma geral os valores são mais baixos que em lojas, o atendimento é menos formal e a variedade (mesmo que muitas barraquinhas sejam praticamente iguais) é grande. Roupas, bolsas e artigos de decoração em couro estavam em alta quando fomos, além é claro dos objetos em renda e dos vestidos e blusinhas estampadas.

Uma parte da feira é destinada as comidinhas (nas duas pontas e no meio) uma variedade grande também, todos os guias e pessoas falam de comida típica mineira, vimos basicamente comida típica de feira. Vale o passeio e não a refeição. Se for de carro, não tente chegar muito próximo pois demora para chegar, demora para sair e tem poucas vagas, nas ruas próximas ou na própria Afonso Pena tem vagas e estacionamentos. Lembre-se que você está em Belo Horizonte e algumas quadras distante significa muita subida e descida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s