Termas de Piratuba

Quando começamos a escrever este texto pensamos: o que falar de Piratuba? A cidade que está localizada a 70 km da cidade de Joaçaba no meio-oeste catarinense é conhecida por suas termas. Seus principais frequentadores são turistas turistas de uma faixa etária elevada ou de casais que moram na região e estão buscando um pouco de tranquilidade. Dependendo da sua idade e seu perfil, talvez ache o lugar um pouco estranho.

O principal intuito é curtir as termas, fora isso as atrações são poucas, mas a região onde a cidade está instalada oferece outro atrativos como o Passeio de Maria Fumaça. O trajeto vai de Piratuba até a cidade de Marcelino Ramos no Rio Grande do Sul, e adivinha o que você encontra lá? Mais termas!!! O turismo de esportes náuticos é bem desenvolvido. Piratuba possui também o Parque de Lazer e Aventura, com tirolesa gigante, pesca e bosques para caminhada. Uma outra opção de passeio de meio dia é o Parque Três Pinheiro com caminhada e um pequeno zoológico.

É uma cidade pequena, com poucos serviços, mas muito acolhedora. Possui mais de vinte hotéis e pousadas e uma infinidade de quartos e casas para locação. A cidade fica praticamente movimentada o ano todo com picos no inverno e verão, onde vira uma verdadeira estação de veraneio. Como é comum em várias cidades da região, grande parte das construções tem características alemãs.

Aliás, hospedagem é algo que deve ser mencionado aqui. Prepare-se para pagar por resort 5 estrelas e ficar em um hotel 3 estrelas superior, deve ter sido o hotel mais caro que pagamos em todas as nossas viagens. A estrutura é boa, mas os serviços são razoáveis e as instalações são meio “enjambradas” em uma tentativa de ir se adaptando fisicamente sem gastar muito. O hotel que ficamos tem uma parte reformada recentemente, vimos as fotos no site e achamos super legal. São várias jacuzzis quentinhas e uma piscina maior com uma vista super bonita.

De resto só reclamações, a cama não é confortável, o chuveiro é ruim, com ferrugem e mofo no teto e no box. Mesmo sendo pensão completa a comida é caseira demais, comida caseira comemos em casa, com valor alto e viajando esperamos sempre mais do que o comum. O bailinho para terceira idade termina tarde e o hotel não tem isolamento acústico e os senhores e senhoras sobem alvoroçados pelos corredores. Isso não seria um problema se o hotel avisasse a programação. A sauna não tem ducha nem armários e fica dentro do salão de festas. O estacionamento estava em reformas, muito material e resto de construção jogados, ferramentas espalhadas, pouco espaço para os carros, e a chave tem que ficar na recepção. Acordar com martelo batendo prego e furadeira na madeira do deck da piscina desde as 07:00 de manhã não foi agradável.

 

O parque termal surgiu através da perfuração de um poço em busca de petróleo, porém foi encontrado um lençol de águas sulfurosas e a partir de 1975 começou a ser explorado pela Companhia Hidromineral de Piratuba, uma sociedade anônima de economia mista. É uma água mineral bicarbonatada e fluoretada e com temperatura de 38,6 °C. São diversas tipos de piscinas, olímpicas, cobertas, com hidro, ovais, rasas e fundas, com toboágua, rampas. A maioria é aquecida, mas como não se pode controlar a temperatura que sobe do subsolo e nem a temperatura externa, às vezes nas duchas e piscinas maiores a água fica morna para fria.

Quando fomos estava frio e chovendo um pouco, então passamos grande parte do tempo na piscina coberta e nas hidros com água quentinha. As piscinas da parte de baixo do parque, depois do toboágua estavam com água gelada, são grandes e com boa profundidade. No verão deve ser bom. Além disso, anexo ao parque tem um local com banheiras de imersão com valor cobrado a parte. É meio anos 80, mas sempre tem que gente que gosta.

Boa estrutura de banheiros e duchas, e próximo as piscinas tem cabides para pendurar roupão e mochilas. Para quem mora em cidades pequenas, tranquilas ou frequenta resorts e realiza viagens ao exterior é ok, mas de início da um certo incômodo em deixar suas coisas ali. O preço de alimentação e bebidas dentro do parque é padrão “pega turista”. Além do valor da entrada tem que fazer um exame médico, “daquele tipão”, todo mundo junto, abre os braços, abre os dedos e vira de costas.

A cidade toda possui um ritmo próprio, parecido com cidades balneárias, esqueça aquela velocidade no atendimento,e nem pense em conhecer muitas coisas em pouco tempo. Piratuba é um destino para descansar, para curtir a família e principalmente as piscinas.

Não fique acanhado, pegue seu roupão e saia dar umas voltas na cidade, a ida pela manhã do hotel ao parque é bem divertida, velinhos crianças, casais, todos trajados com seus respectivos roupões andando com toalhas embaixo do braço. Esqueceu o seu? Não se preocupe alguns hotéis alugam ou emprestam, mas se quiser ficar na moda, é bom comprar um nas lojinhas. Peculiar não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s